Turismo - Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022

CASARÃO CENTENÁRIO - FAMÍLIA HOLTZ

Confira os detalhes

CASARÃO CENTENÁRIO - FAMÍLIA HOLTZ

A cidade de Sarapuí, teve seu início a partir da rota dos tropeiros que iam para o sul do país, e tem uma bela e rica história. Em 1844, foi reconhecida como Freguesia de Itapetininga, e em 13 de março de 1872, foi elevada a condição de Vila.
Existem na cidade vários casarões antigos, ainda conservados no seu estilo original. Um deles pertence à Família Holtz, objeto do presente relato.
Com cerca de 150 anos, situado no centro de Sarapuí, R. Dr. Cerqueira Cesar esquina com a R. Dr. Leônce Pinheiro, o casarão da Família Holtz encontra-se conservado em suas linhas originais, podendo-se observar suas paredes grossas, feitas de taipa de pilão, bem como suas portas grandes e janelas do estilo colonial. Há relatos que a mão de obra empregada em sua construção foi de escravos da época.
Naquele tempo, o casarão era de propriedade do Sr. Frederico Augusto Holtz e sua esposa Sra. Antônia Cerqueira Cesar. Ali funcionou o Hotel Paulista, que servia de pousada aos viajantes e tropeiros que deslocavam para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul...
Já formado um povoado, em 1873 e na condição de vila, foi realizado um encontro festivo, em frente ao Hotel Paulista, com a presença de vereadores da cidade de Itapetininga. No salão principal (existente até hoje), foi servido a todos os convidados um delicioso lanche, preparado com muito carinho pela Sra. Antônia.
Neste mesmo dia, em outro prédio, ao lado do casarão, as autoridades se dirigiram à sala principal, onde seria a futura Câmara Municipal. Ali se realizou a solenidade oficial em que Sarapuí passa a condição de Distrito da Paz Vila (na data de 13/03/1872). Logo após, foi servido um almoço aos presentes.
No casarão da Família Holtz, que fica na esquina das ruas citadas acima, existe uma área voltada para atividades comerciais, desde a sua construção até hoje.
Com o passar dos anos, o Sr. João Holtz, filho do Sr. Frederico Augusto, até então residindo em zona rural de Sarapuí, mudou-se para o casarão, onde morou com seus pais por vários anos.
Outro morador deste centenário prédio foi o Sr. Benedito Holtz, filho do Sr. João Holtz. Este foi o último residente do local. O imóvel pertence hoje aos sucessores de Lázaro Frederico Holtz, (filho de Benedito Holtz), e continua preservado para fins históricos.