Agricultura - Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

Diretoria da Agricultura promove encontro Técnico de Citricultura

A Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Sarapuí promoveu no último dia 20 de junho o ” Encontro Técnico de Citricultura ” Tangerina”. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba através da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) e SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) e também com o apoio  da SAA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento do Estado de São Paulo), CATI (Coordenadoria da Defesa Agropecuária) e do FUNDECISTRUS ( Fundo de Defesa da Citricultura).

O encontro reuniu diversos produtores rurais e teve como objetivo discutir assuntos sobre a importância econômica da citricultura no município , o manejo  e controle do cancro cítrico  e greening, alterações na legislação vigente a serem adotadas  pelos citricultores e a importância da padronização   das frutas na comercialização de tangerinas.Em Sarapuí a cultura da tangerina atualmente tem grande representatividade econômica. De acordo com o LUPA (Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo) em 2008 Sarapuí contava com uma área  de 147, 7 e após 9 anos  esse número passou para 57 produtores  com uma área explorada  de 233,6, na qual significa aumento de 159% no número de produtores de tangerina e 58% na área ocupada pelos pomares.

O evento contou com  a presença do Sr. prefeito Welligton Machado de Moraes, do vice- prefeito Ivaney Dias,  do engenheiro agrônomo Sr. Rhadson Reinaldo da Silva da coordenadoria da Defesa Agropecuária de Itapetininga, do engenheiro agrônomo Sr. Guilherme Rodrigues da FUNDECITRIS, o engenheiro agrônomo Sr. Hélio Chimenti e representantes da Faesp/Senar, Sindicato Rural de Sorocaba, Sebrae e CATI de Itapetininga. No final do evento teve sorteio de brindes aos participantes.