Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Prefeito participa de plenária do Comitê da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê

O prefeito Welligton Machado participou na manhã da última quinta-feira (30), da Plenária do Comitê do Rio Sorocaba e Médio Tietê . O encontro que reuniu representante dos 35 municípios que compõem o CBH-SMT aconteceu no parque tecnológico na cidade de Sorocaba. O prefeito José Crespo, de Sorocaba,  foi eleito o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH –SMT), para o triênio 2017/2019.

Além da eleição do seu novo presidente, a reunião dos prefeitos e representantes dos 35 municípios que compõem o CBH-SMT definiu também os grupos de trabalho das Câmaras Técnicas de Saneamento; de Eventos e Educação Ambiental; de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos; de Planejamento Florestal; e de Proteção das águas, com a presença de Sorocaba em todas elas, e com a responsabilidade de discutir e propor ações visando gestões de melhorias em cada segmento.

Além da eleição do seu novo presidente, a reunião dos prefeitos definiu também os grupos de trabalho das Câmaras Técnicas de Saneamento; de Eventos e Educação Ambiental; de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos; de Planejamento Florestal; e de Proteção das águas, com a presença de Sorocaba em todas elas, e com a responsabilidade de discutir e propor ações visando gestões de melhorias em cada segmento.

Também esteve presente no encontro, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva e o Secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures,  que destacou que a questão hídrica é muito importante e merece todo empenho.

O Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) foi formado com grande apoio da sociedade civil e dos prefeitos, em 02 de agosto de 1995, numa reunião histórica, no município de Itu. As principais preocupações compartilhadas entre os três segmentos que nortearam a formação do Comitê de Bacias do Sorocaba e Médio Tietê foram a poluição das águas do Tietê e o reservatório de Itupararanga, principal manancial da bacia do Sorocaba.