Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2015

REVITALIZAÇÃO DO “LAGO DO FOFO”

“O LAGO DO FOFO possui em seu entorno uma Área de Preservação Permanente – APP e de acordo com o código florestal brasileiro precisa ser reflorestada com essências florestais nativas para que possa garantir a proteção e preservação desse corpo d´água, além de permitir a preservação e desenvolvimento da vida silvestre das diversas espécies vegetais e animais da região.

A presença de animais como equinos, muares, bovinos e veículos impede a regeneração natural da vegetação responsável pela preservação desse recurso natural e acelera o processo de erosão do solo, o qual é arrastado para dentro do lago causando o assoreamento e consequente redução da profundidade do mesmo.

A Prefeitura Municipal de Sarapuí firmou com a CETESB um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA como forma de compensação ambiental da obra de readequação do trecho de estrada rural que liga o Distrito do Cocais ao Bairro do Congonhas (MELHOR CAMINHO) e para tal será necessário realizar o plantio de 6500 mudas de 80 espécies nativas diferentes para que a floresta ao redor do lago possa se recompor e exercer a sua devida função protetora desse corpo d´água.

O ISOLAMENTO DESSA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A RECUPERAÇÃO ADEQUADA DESSE RECURSO NATURAL DO MUNICÍPIO E PARA O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DO NOSSO PAÍS.

Essa readequação do espaço, atualmente em elevado processo de degradação, possibilitará uma futura utilização pública de uma forma mais sustentável e com a minimização da geração de impactos ao meio ambiente.

Contamos com a compreensão e com o auxílio de toda a população de Sarapuí para a preservação e readequação do lago do fofo, evitando o acesso à área do lago e comunicando a Prefeitura Municipal de Sarapuí sobre possíveis invasões de animais e veículos no interior dessa área verde”